sexta-feira, 14 de março de 2008

Técnica de decoupage com pátina


Esta é uma pátina com guache, é fácil e gostoso de fazer e o resultado é muito bom.

Material

guache escolar na cor branca

tinta a óleo para tela na cor terra verde (cor optativa)

terebentina

betume

goma laca

cola branca Cascorez

pincéis ordem 181, n º 14 e ordem 815, n º 14

uma caixa de madeira

uma estampa com o motivo escolhido: flores, gravura, etc.

tesoura

pano macio

vasilha para misturar as tintas

esponja de aço

Modo de Fazer

1 - Misturar 2 partes de guache branco com uma parte de cola branca e espalhar por toda a caixa, menos na tampa, com o pincel ordem 185, n º 14, passando o pincel no sentido horizontal, seguindo os veios da madeira.

2 – Esperar secar mais ou menos 20 a 25 minutos. Repetir esse procedimento mais duas vezes a fim de obter um efeito rústico na peça.

3 – Cortar a estampa escolhida no tamanho da tampa da caixa. Umedecer levemente o verso da gravura com água.

4 – Passar cola branca no verso da gravura espalhando uniformemente com o pincel. Não pôr excesso de cola. Colar a gravura na tampa da caixa fazendo pressão suave com um pano macio. Do centro pra fora, para que o excesso de cola e as bolhas de ar sejam retiradas. Esperar a secagem completa por mais ou menos 20 a 30 minutos.

5 – Passar uma lixa para madeira ou, esponja Scoth Brite no lado macio nas bordas da tampa para retirar eventual excesso de papel. Outra opção é pirografar ao redor da gravura colada.

6 – Com o pincel ordem 181, n º 14 passar sobre a gravura 3 demãos de goma laca alternando a direção: horizontal, vertical, horizontal. Esperar 30 minutos entre cada demão para a completa secagem.

7 – Em um recipiente de vidro ou metal misturar uma parte de betume para uma de terebentina, e um pouco de tinta a óleo, que pode ser a terra verde ou outra cor predominante da gravura utilizada para a tampa.

8 – Com o pincel ordem 181, n º 14 espalhar essa mistura nas partes laterais da caixa com pinceladas horizontais. Repetir as pinceladas no fundo da caixa.

­Opção: diluir a tinta a óleo na terebentina misturada com óleo de linhaça em partes iguais, e com delicadeza passar sobre a gravura. A tinta deve ficar transparente de forma a não encobrir a gravura, fazendo uma veladura. Isto criará uma harmonia, um entrosamento da peça com todas as suas partes e dará um toque de envelhecimento.

9 – Antes que a peça seque limpá-la com um pano macio. Esperar 2 dias a secagem completa.

10 – Passar um bom bril seco ou esponja Scoth Brite nas laterais e fundo da caixa para acentuar o efeito de uma pátina rústica. Quanto mais tirar a tinta a óleo, mais rústico será o efeito, tirando menos a peça ficará mais delicada.

11 – Envernizar a gravura com verniz acrílicofosco

segunda-feira, 10 de março de 2008

A Princesa e o Mosaico




Descobri num site, o http://yonelins.tripod.com/historia/, uma informação muito pouco conhecida: A imperatriz Teresa Cristina mulher de D.Pedro II foi a precursora da arte do mosaico no Brasil. Utilizando conchinhas recolhidas nas praias do Rio de Janeiro e cacos das peças de porcelana do serviço de chá da Casa Imperial, ela revestiu os bancos, tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas, um dos jardins do Palácio de São Cristóvão.

Dou aula de mosaico, aceito encomendas e as peças expostas aqui estão à venda; é só ligar 5549-0137 e chamar Alice, ou Alice_Dania@hotmail.com

Vendemos mosaicos, quadros com pintura a óleo e caixas finas de artesanato, dum artesanato mais antigo, muito interessante. Também damos aulas de desenho e pintura para qualquer idade, com paciência e muita arte.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Um pouco sobre pintura a óleo



A tinta a óleo é uma mistura de pigmento seco com um óleo, geralmente o de linhaça.

Ela é uma das técnicas mais utilizadas devido a consistência da tinta a óleo, uma massa espessa onde é adicionado o óleo de linhaça ou a terebentina, ou ambos misturados. A consistência da tinta a óleo é muito agradável de lidar, é relaxante, é gostoso.

A textura desse material tem a qualidade da flexibilidade, sua secagem é lenta, o que nos permite trabalhar muito à vontade com a tinta, seja com pincel ou espátula, em detalhes, sem a pressão do tempo, como acontece com outras tintas de secagem rápida, podendo-se corrigir ou aperfeiçoar um trabalho mesmo horas ou dias após ter sido iniciada a pintura. A correção é feita retirando a parte indesejada com a espátula ou com um pano limpo embebido em um pouco de solvente (terebentina, aguaráz ou ecosolv). Ainda temos a possibilidade de mesmo após uma pintura estar totalmente seca, pintar outra coisa diferente por cima.

O aperfeiçoamento do pintor é uma conseqüência direta da prática. A dedicação e a regularidade transformam o aprendiz em pintor.

Tive muitos alunos que começaram a pintar só por brincadeira, para acompanhar um filho que estava aprendendo a pintar, ou para fazer um trabalho de faculdade e descobriram que tinham talento, que amavam pintar e continuaram vida a fora...

domingo, 2 de março de 2008

Eu mosaico, tu mosaicas, ele mosaica


Uma vez vi um mosaico em Madri.

Era belíssimo.

Naquele dia, quando acordei, pensei que seria um dia comum, mas não foi assim, foi um dia especial.

Naquele dia havia um mosaico.

Havia um mosaico no meu caminho.

No meu caminho havia um mosaico. Jamais esquecerei. Ele cobria toda uma parede muito antiga, entrava pelo vão da janela, se espalhava em uma coluna, era arte transbordando sem dó nem piedade por todos os poros da parede e da alma de seu criador.

Não estava esperando, desci uma escada e me deparei direto de frente com o mosaico, e que ousadia, era em vermelho e azul fortes, fortíssimos, só pura COR!

Este mosaico olhava-se com os olhos, mas apreendia-se com o estômago. Ele me entrou pela boca do estômago e se incorporou a minha estória. Era dramático, pungente, visceral, inesquecível. E havia pessoas que passavam indiferentes a ele!

Apaixonei-me a primeira vista. Quem diz que não existe amor à primeira vista não sabe o que diz.

Amei a Espanha e o espanhol que criou esse mosaico. Bendita influência moura, bendito talento espanhol.