quarta-feira, 5 de março de 2008

Um pouco sobre pintura a óleo



A tinta a óleo é uma mistura de pigmento seco com um óleo, geralmente o de linhaça.

Ela é uma das técnicas mais utilizadas devido a consistência da tinta a óleo, uma massa espessa onde é adicionado o óleo de linhaça ou a terebentina, ou ambos misturados. A consistência da tinta a óleo é muito agradável de lidar, é relaxante, é gostoso.

A textura desse material tem a qualidade da flexibilidade, sua secagem é lenta, o que nos permite trabalhar muito à vontade com a tinta, seja com pincel ou espátula, em detalhes, sem a pressão do tempo, como acontece com outras tintas de secagem rápida, podendo-se corrigir ou aperfeiçoar um trabalho mesmo horas ou dias após ter sido iniciada a pintura. A correção é feita retirando a parte indesejada com a espátula ou com um pano limpo embebido em um pouco de solvente (terebentina, aguaráz ou ecosolv). Ainda temos a possibilidade de mesmo após uma pintura estar totalmente seca, pintar outra coisa diferente por cima.

O aperfeiçoamento do pintor é uma conseqüência direta da prática. A dedicação e a regularidade transformam o aprendiz em pintor.

Tive muitos alunos que começaram a pintar só por brincadeira, para acompanhar um filho que estava aprendendo a pintar, ou para fazer um trabalho de faculdade e descobriram que tinham talento, que amavam pintar e continuaram vida a fora...

Nenhum comentário: