sexta-feira, 14 de março de 2008

Técnica de decoupage com pátina


Esta é uma pátina com guache, é fácil e gostoso de fazer e o resultado é muito bom.

Material

guache escolar na cor branca

tinta a óleo para tela na cor terra verde (cor optativa)

terebentina

betume

goma laca

cola branca Cascorez

pincéis ordem 181, n º 14 e ordem 815, n º 14

uma caixa de madeira

uma estampa com o motivo escolhido: flores, gravura, etc.

tesoura

pano macio

vasilha para misturar as tintas

esponja de aço

Modo de Fazer

1 - Misturar 2 partes de guache branco com uma parte de cola branca e espalhar por toda a caixa, menos na tampa, com o pincel ordem 185, n º 14, passando o pincel no sentido horizontal, seguindo os veios da madeira.

2 – Esperar secar mais ou menos 20 a 25 minutos. Repetir esse procedimento mais duas vezes a fim de obter um efeito rústico na peça.

3 – Cortar a estampa escolhida no tamanho da tampa da caixa. Umedecer levemente o verso da gravura com água.

4 – Passar cola branca no verso da gravura espalhando uniformemente com o pincel. Não pôr excesso de cola. Colar a gravura na tampa da caixa fazendo pressão suave com um pano macio. Do centro pra fora, para que o excesso de cola e as bolhas de ar sejam retiradas. Esperar a secagem completa por mais ou menos 20 a 30 minutos.

5 – Passar uma lixa para madeira ou, esponja Scoth Brite no lado macio nas bordas da tampa para retirar eventual excesso de papel. Outra opção é pirografar ao redor da gravura colada.

6 – Com o pincel ordem 181, n º 14 passar sobre a gravura 3 demãos de goma laca alternando a direção: horizontal, vertical, horizontal. Esperar 30 minutos entre cada demão para a completa secagem.

7 – Em um recipiente de vidro ou metal misturar uma parte de betume para uma de terebentina, e um pouco de tinta a óleo, que pode ser a terra verde ou outra cor predominante da gravura utilizada para a tampa.

8 – Com o pincel ordem 181, n º 14 espalhar essa mistura nas partes laterais da caixa com pinceladas horizontais. Repetir as pinceladas no fundo da caixa.

­Opção: diluir a tinta a óleo na terebentina misturada com óleo de linhaça em partes iguais, e com delicadeza passar sobre a gravura. A tinta deve ficar transparente de forma a não encobrir a gravura, fazendo uma veladura. Isto criará uma harmonia, um entrosamento da peça com todas as suas partes e dará um toque de envelhecimento.

9 – Antes que a peça seque limpá-la com um pano macio. Esperar 2 dias a secagem completa.

10 – Passar um bom bril seco ou esponja Scoth Brite nas laterais e fundo da caixa para acentuar o efeito de uma pátina rústica. Quanto mais tirar a tinta a óleo, mais rústico será o efeito, tirando menos a peça ficará mais delicada.

11 – Envernizar a gravura com verniz acrílicofosco

Nenhum comentário: